Devo contratar serviços de BPO para minha empresa?

Devo contratar serviços de BPO para minha empresa?

Com os consumidores cada vez mais exigentes, o mercado consequentemente se torna mais acirrado. Para diferenciar-se dos concorrentes, é preciso focar no Core Business do negócio e assim encontrar soluções assertivas para seus atuais e futuros clientes. No entanto, em um país em que o número de empreendedores aumenta todos os dias, sabemos que nem todos eles são formados ou possuem experiência nas várias áreas que uma empresa precisa para sobreviver. Resultado disso, é a perda de foco em sua atividade principal e consequentemente redução das vendas e saúde do negócio.
Sendo assim, uma alternativa relativamente nova no mercado é o BPO, ou Business Process Outsourcing. Contudo, pelo fato de ainda não ser muito conhecida, essa estratégia causa diversas dúvidas em empresas que passam por essa situação. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo sobre ela e se realmente vale a pena contratar esse tipo de serviço. Vamos lá?

O que é o BPO?

A sigla, que significa Business Process Outsourcing pode ser traduzida para o português como terceirização dos processos de negócios. Ou seja, o BPO nada mais é do que contratar uma empresa que realize atividades e funções em seu negócio que não façam parte de seu core.

Essa prática é muito comum nos Estados Unidos e Europa, que geralmente terceirizam alguns processos para países como Índia, China, Brasil, Malásia e Indonésia, por fatores como moeda, profissionais disponíveis e ambiente favorável à terceirização. Geralmente empresas são contratadas para realizar serviços administrativos, como organização, gestão e digitalização de documento, segurança, entre outros. No entanto, ainda existem empresas de BPO especializadas e que cuidam de outras áreas da empresa, como contabilidade, limpeza, financeiro, orçamentário, empresa de Call Center, entre outros.

Para quem contrata esse tipo de serviço é possível visualizar a economia gerada e o aumento de suas margens de lucro com facilidade. No entanto, é preciso lembrar que segundo o Tribunal Superior do Trabalho, as empresas não podem realizar a terceirização de suas atividades-fim, ou seja, aquelas que estão ligadas diretamente ao produto ou serviço final de cada empresa.

Então BPO é a mesma coisa que terceirização?

Ainda que seja comum confundir os termos, seus processos são diferentes. Isso porque, quando falamos de BPO, a empresa contratada realiza uma avaliação da organização que a contratou, com uma visão estratégica para criar um novo modelo para serviços organizacionais. A terceirização, por outro lado, é apenas uma transferência de trabalho. Por ser especialista no assunto, a empresa de BPO deve levar tecnologia, conhecimento e qualidade aos processos da empresa.

Lembrando também que não se deve confundir BPO com assessoria ou consultoria. Enquanto a primeira será responsável apenas por um auxílio técnico, passando pelo desenvolvimento até a execução de um serviço, a segunda realiza um tipo de aconselhamento sobre ações que devem ser tomadas para a resolução de problemas.

Vale a pena contratar um serviço de BPO?

Bom, agora que você entendeu o que de fato é o BPO, está na hora de entender se realmente vale a pena contratar esse tipo de serviço em sua empresa. Veja abaixo todas as vantagens que ele pode promover ao seu negócio:

Redução de custos

Com o BPO, sua empresa deixa de focar os esforços em atividades de apoio ou suporte, desembolsando um valor menor do que se realizasse todas elas sozinha, afinal, tempo é dinheiro. Além disso, os custos fixos podem se tornar variáveis, assim como ocorre a redução de passivos trabalhistas.

Organização

A empresa de BPO também pode auxiliar na organização e digitalização de seus documentos, podendo encontrar tudo o que precisa de maneira rápida e eficaz. Afinal, sabemos que mesmo que sejam folhas comuns, elas podem deixar o espaço uma verdadeira bagunça.

Aumento da produtividade

Com a empresa de BPO contratada, você e seus funcionários podem focar em suas atividades reais, sem precisar se preocupar com tarefas manuais, como organização de documentos, por exemplo. Além disso, sem a sobrecarga de trabalho, os funcionários se tornam mais satisfeitos e consequentemente mais produtivos.

Otimização do tempo

Como está diretamente ligado à produtividade, uma empresa de BPO especializada, pode auxiliar na otimização do tempo. Isso porque, você será capaz de focar em suas atividades principais, como criação e desenvolvimento de estratégias para seu negócio.

Profissionais qualificados

Uma empresa especializada em BPO oferece profissionais totalmente qualificados e capacitados para realizar as atividades contratadas. Com isso, você poderá focar seus esforços nas atividades-fim de sua organização sabendo que todos os outros processos irão estar em boas mãos. Resultado disso será o aumento da eficiência tanto na área contratada, quanto em suas tarefas diárias.

Portanto, com o BPO sua empresa irá alavancar os lucros e focar em todas as atividades necessárias para tal. Não se esqueça de contratar uma empresa de BPO de qualidade para obter todos os benefícios que citamos e assim acelerar seu processo de crescimento e desenvolvimento.

Enviar mensagem
1
Olá! Precisa de ajuda?
Fale conosco
Olá!
Use esse canal para tirar suas dúvidas e solicitar uma proposta comercial