O que é BPO e como minha empresa poderá ser auxiliada

O que é BPO e como minha empresa poderá ser auxiliada?

O mundo dos negócios envolve muito mais do que se pode imaginar e com o mercado cada vez mais competitivo, focar no Core Business é essencial. No entanto, com tantos processos e questões que abrangem esse meio é extremamente difícil, principalmente para gestores e diretores, dirigir uma empresa com total atenção em todas as áreas. Sendo assim, para desenvolver seu negócio e atingir a excelência, é preciso utilizar uma das novas e eficientes estratégias de mercado: o BPO. O Business Process Outsourcing está cada vez mais presente em empresas dos mais diversos segmentos, sendo uma tendência mundial. Então, se você ainda não o conhece, não deixe de ler o post de hoje e aprenda tudo o que precisa saber sobre o BPO.

O que é o BPO?

Business Process Outsourcing pode ser traduzido para “Terceirização de Processos de Negócios”. Ou seja, esse processo nada mais é do que quando uma empresa contrata outra para trabalhar em uma área importante para o negócio, mas que não representa sua atividade-fim. Um bom exemplo é quando o dono de uma empresa de roupas, contrata uma empresa para cuidar da contabilidade. Ou seja, a contabilidade não faz parte do core da empresa, mas ainda assim exige que pessoas qualificadas tomem conta.
Como falamos, o BPO está em ascensão, principalmente devido ao fato de que organizações estão cada vez mais focadas no aumento da produtividade, redução de custo e alavancagem dos lucros. Contudo, para alcançarem esses objetivos é necessário focar nas atividades voltadas para a entrada de dinheiro em caixa.
Com a contratação de uma empresa de BPO, a contratante pode contar com um profissional extremamente qualificado para ajudar nos processos e recursos, enquanto foca em sua atividade principal. É importante ressaltar, que segundo o Tribunal Superior do Trabalho, a terceirização das atividades-fim (processos ligados ao produto ou serviço final) é proibida. No entanto, caso contrário você pode terceirizar qualquer tarefa que achar necessária.

Entendendo melhor o BPO

Se você acredita que a empresa de BPO é a mesma coisa que terceirização, é importante deixar claro que esse não é um fato. Ainda que possa haver confusão, os processos não são iguais. Isso porque, a estratégia de BPO exige uma avaliação total da empresa e de todos os processos. Com isso, a empresa que será contratada desenvolve um novo modelo para esses serviços organizacionais. Ou seja, ela não realiza apenas uma tarefa, mas sim auxilia todo o negócio com uma visão mais estratégica. Portanto, a empresa contratada pelo BPO deve levar tecnologia, conhecimento e qualidade aos procedimentos da organização.
Vale ainda lembrar que existem diferenças entre ele e consultorias e assessorias. No primeiro, a contratada age como uma conselheira apenas, não se envolvendo em questões práticas. Já o segundo oferece um auxílio técnico no desenvolvimento do projeto e execução de tarefas.

Como o BPO pode auxiliar sua empresa?

Bom, agora que você entendeu de fato o que é o BPO e suas diferenças, veja todas as vantagens que ela pode promover à sua empresa:

1. Economia

Com o BPO, você consegue substituir custos fixos com funcionários por custos variáveis, seguindo a demanda de serviço que deve ser paga mensalmente. Além de economizar com tributos e benefícios, você ainda economiza tempo com treinamentos. Isso porque, os profissionais serão qualificados para a atividade a ser realizada. Além disso, não irá realizar processos de seleção e desligamento. No entanto, é preciso verificar se a empresa contratada assegura os direitos trabalhistas.

2. Otimização do tempo

Pelo fato de contratar profissionais qualificados e especializados no assunto, você não irá precisar focar suas energias em áreas que não domina. Além disso, os próprios colaboradores também ganham mais tempo para focar em suas atividades principais, sem ficarem sobrecarregados.

3. Profissionais qualificados

Como falamos, os profissionais são especializados, possuem experiência, além de serem extremamente capacitados para realizarem a tarefa determinada. Sendo assim, você não precisa se preocupar se sua empresa está sendo bem cuidada, visto que sua demanda será atendida com total excelência. Isso porque, aliado ao BPO está o KPO, ou Terceirização de Processos de Conhecimento. Ele nada mais é do que a segurança de que todos os processos realizados serão realizados por pessoas capazes. Afinal, a empresa contratada é a responsável por atualizar seus funcionários, tecnologias e processos.

Tal nível de qualificação é difícil de ser alcançado por equipes internas, visto que para criar um time especializado é preciso investir um alto valor, que muitas vezes não está disponível no momento. Contudo, é preciso encontrar uma empresa de qualidade e confiável para obter todos esses benefícios.

Então, agora que você já sabe o que faz uma empresa de BPO, entende como ele pode ser importante para o desenvolvimento de sua empresa, certo? Além de promover todos os benefícios citados, ela será capaz de acelerar sua chegada até os objetivos estabelecidos. No entanto, lembre-se de procurar uma empresa de qualidade para realizar um bom investimento em seu negócio.