Os benefícios do BPO

Quais os benefícios do BPO?

Certamente você já pensou em terceirizar alguns processos de sua empresa, certo? Principalmente aqueles burocráticos e administrativos, que exigem dedicação, mas não estão ligados ao core business da empresa. Bom, o BPO, ou Terceirização de Processo de Negócios é uma estratégia relativamente nova que empresas de diferentes portes encontraram para terceirizar algumas áreas de sua empresa de maneira eficiente. Contudo, diferente da terceirização comum, aqui os serviços são voltados para a parte de gestão, como recursos humanos, contabilidade, financeiro, jurídico, call center, entre outros.
O BPO promove diversos benefícios para uma empresa, desde reduzir os custos até a otimização do tempo de gestores e colaboradores. Mas, por ser relativamente novo no mercado, muitas pessoas ainda não entendem todo o seu funcionamento e como ele pode agregar em sua organização. Por isso, no post de hoje vamos falar todos os benefícios de contratar uma empresa de BPO.

O que é o BPO?

Bom, antes de falar sobre os benefícios do BPO para seu negócio, vamos esclarecer de maneira breve o que de fato ele é. No mundo dos negócios, destacar-se entre os demais se tornou uma obrigação. Sendo assim, é preciso focar todo o tempo em estratégias para alavancar as vendas, reter os clientes, otimizar processos e consequentemente aumentar seu lucro. Contudo, uma empresa não é feita apenas de atividades fim, mas também de áreas importantes como as de recursos humanos, financeiro, call center, jurídico, fiscal e assim por diante. Com essa demanda, é muito difícil, principalmente para médias e pequenas empresas, conseguir focar totalmente em seu core business, sendo ainda mais difícil se destacar no mercado.
O BPO então é uma maneira de terceirizar esses processos de gestão para que a empresa consiga desenvolver suas atividades fim e crescer de maneira saudável. Lembrando que é possível terceirizar somente áreas que não estão ligadas diretamente com o negócio, como as que citamos acima, pois é o que está descrito na lei.

Quais os benefícios do BPO?

Veja agora as principais vantagens de contratar uma empresa de BPO para seu negócio:

Redução de custos

Por meio da terceirização sua empresa irá reduzir o investimento em custos e ativos fixos, podendo redirecioná-los para suas atividades principais. Afinal, o custo de manter uma equipe interna é muito maior do que manter um time terceirizado. Outro exemplo interessante, é a terceirização do setor de marketing, visto que não será preciso gastar com equipamentos necessários, além da contratação dos profissionais, é claro.
Mas, além disso, uma empresa de BPO auxilia na inovação e tecnologia dos processos e organizações que contratam esse tipo de serviço podem desenvolver dashborads mais organizados, otimizando o tempo dos profissionais e reduzindo significativamente suas taxas de erro. Assim, você garante maior economia mantendo-se à frente da concorrência.

Flexibilidade

Como falamos, o BPO permite que você reduza os investimentos em ativos fixos e com isso você tem mais flexibilidade para gerenciar todos os recursos da empresa. Sendo assim, você pode investir em outras áreas, assim como na adaptação referente às mudanças do ambiente.

Mão de obra qualificada

Uma empresa de BPO conta com profissionais extremamente qualificados em determinadas áreas. Sendo assim, além de não precisar gastar seu tempo e dinheiro com processos seletivos e contratações, você ainda será beneficiado com especialistas em cada área. Por exemplo, ao terceirizar seu atendimento, não irá precisar investir em treinamentos, além de possuir pessoas capazes dentro de sua empresa para resolver os problemas e ao mesmo tempo conquistar todos os clientes.

Agilidade nos processos

Processos que antes eram travados e barravam a produtividade da empresa como um todo, por meio do BPO se tornam mais ágeis e rápidos. Isso porque, todas as atividades, como falamos, são realizadas por profissionais capacitados e especialistas no assunto, aumentando a eficiência e velocidade do processo. Imagine uma equipe terceirizada voltada apenas para cobranças ou pós-vendas? Tudo se torna muito mais simples!

Visão estratégica

Uma empresa de BPO não apenas realiza tarefas designadas. Por possuir uma visão de fora da empresa, ela é capaz de identificar situações que não seriam percebidas por colaboradores internos, melhorando significativamente os processos e contribuindo para o desenvolvimento do negócio. Além disso, ela realiza uma reestruturação de processos a fim de manter um bom fluxo de trabalho, por meio de softwares e hardware de alta tecnologia.

Otimização do tempo e foco

Por fim, graças à contratação de uma empresa de BPO você será capaz de focar totalmente em seu core business e desenvolver estratégias realmente eficazes para o desenvolvimento de sua empresa. Além disso, seus funcionários não precisarão se preocupar com atividades fora de seu escopo além de não ficarem sobrecarregados.
Assim, tanto você quanto sua equipe terão maior produtividade no dia a dia, além de otimizar o tempo em tarefas realmente importantes para sua organização, desenvolvendo-se então de maneira ágil, eficaz e sustentável a curto, médio e longo prazo.