Vale a pena contratar uma empresa de BPO

Vale a pena contratar uma empresa de BPO

O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia em ascensão, adotada por cada vez mais empresas. Afinal, com o mundo dos negócios cada dia mais competitivo, destacar-se é primordial para garantir o sucesso de sua empresa. Contudo, é fato que a demanda das organizações é enorme em diferentes áreas, sendo necessário focar em todas elas para sua sobrevivência. Fato é que, atividades que não estão ligadas ao core business da empresa, também exigem dedicação e por mais que sejam importantes, não estão diretamente ligadas com as atividades fim. Sendo assim, o BPO surge como uma maneira de auxiliar os gestores para que eles possam focar todos os seus esforços no cerne do negócio e se desenvolver ainda mais.
Contudo, por ser uma atividade relativamente nova, é comum surgirem dúvidas sobre sua eficácia e se realmente vale a pena contratar uma empresa de BPO. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a terceirização de processos de negócios. Mas, já adiantamos que sim, vale a pena!

Entendendo o BPO

Como falamos, a sigla para o português significa terceirização de processos de negócios. Portanto, o BPO é uma estratégia de contratação de serviços específicos, que não fazem parte da atividade fim do negócio, mas são essenciais para seu funcionamento. Sendo assim, diferentes áreas podem utilizar o BPO a seu favor, visto que ele garante que toda a execução das tarefas operacionais seja realizada por especialistas. Contudo, além disso, ele ainda inclui a implementação de softwares e hardwares personalizados para cada projeto determinado, desenvolvendo a automação e otimização do workflow.
Essa estratégia já é muito comum na Europa e Estados Unidos que terceirizam seus processos em outros países devido ao alto custo e complexidade de processos, mas que ainda assim não fazem parte do core business do negócio. No entanto, além de grandes empresas, pequenos e médios negócios também começaram a adotar a estratégia de BPO.
Diferença entre BPO e terceirização
Por mais que em sua tradução exista a palavra “terceirização”, ele não pode ser considerado uma terceirização de serviços mais simples, como limpeza, entregas, etc. Ele é uma forma de terceirização, mas na verdade os serviços prestados estão ligados aos processos administrativos e burocráticos de uma empresa, para que ela foque em seu core business.
Além das diferenças entre as tarefas que são executadas, uma empresa reorganiza sua estrutura interna por meio do BPO. Isso porque, como repassa atividades ligadas à gestão, é preciso avaliar todos os processos já existentes e reformular para manter todo o fluxo do trabalho. Além disso, quando uma empresa terceiriza um serviço de limpeza, ela ainda precisa se preocupar com as áreas de gestão, como financeiro, RH, jurídico, etc, não tendo brechas para insights de uma visão de fora.

Os benefícios do BPO

Entenda agora todos os benefícios que contratar uma empresa de BPO pode promover em seu negócio:

Custo-benefício

Contratar uma empresa de BPO é uma estratégia com ótimo custo-benefício. Isso porque, você economiza nos custos e ativos fixos e esse valor pode ser direcionado para suas atividades principais. Além disso, o custo de uma equipe interna na grande maioria dos casos é maior do que uma equipe terceirizada.

Flexibilidade

Por diminuir o investimento em ativos fixos, você ganha mais flexibilidade para gerenciar os recursos da empresa, auxiliando até mesmo na adaptação das mudanças no ambiente de maneira rápida. Como falamos, os valores podem ser direcionados para outras áreas principais de sua empresa, que tenham um impacto significativo e uma boa taxa de retorno.

Agilidade em processos

Quando você contrata uma empresa de BPO, a velocidade dos processos realizados por ela é muito maior. Isso porque, como você vai ver no próximo tópico, a mão de obra é qualificada, além de ser totalmente focada nas atividades necessárias. Com isso, ela realiza suas tarefas com eficiência e de maneira ágil, acelerando processos como atendimento de call center, cobranças, entre outros.

Mão de obra qualificada

Uma empresa de BPO garante à sua empresa profissionais extremamente qualificados para realizarem as tarefas designadas. Então, se deseja terceirizar atividades da área fiscal, todas elas estarão nas mãos de pessoas especializadas no assunto.

Gestão do tempo

Por fim, com uma empresa de BPO em seu negócio, você será capaz de gerir seu tempo de maneira eficaz focando totalmente nas atividades fim do negócio e em áreas que você realmente domina. Além disso, seus funcionários não estarão sobrecarregados com tarefas que não fazem parte do escopo, gerando mais ideias para seu negócio.
Como você viu, contratar uma empresa de BPO pode promover muitos benefícios para sua organização. Portanto, é um investimento que realmente vale a pena e com alta taxa de retorno. Por meio dessa contratação você será capaz de focar nas áreas mais importantes de sua organização e alavancar seu negócio de maneira ágil e eficaz.